DISCIPLINAS

O Programa de Mestrado “Projeto e Cidade”, aprovado pela CAPES em dezembro de 2012, no momento está em processo de implantação. Sua proposta como abordagem disciplinar tem por base e vocação investigar e atuar no âmbito do projeto e da cidade, contextos polifacéticos que não só permitem mas também sugerem ambientes de reflexão amplos e, principalmente, dinâmicos, que entendemos caracterizar o tema e o foco do Programa. Neste contexto as abordagens propostas nas disciplinas abaixo relacionadas e que são parte da proposta original, estando sujeitas a ajustes quando da implementação efetiva do curso.

SEMINÁRIO DE PESQUISA 
Obrigatória 
Carga horária: 60 hs 
Créditos: 04 
Ementa: 
Procedimentos de pesquisa em arquitetura e urbanismo, revisão, apresentação e discussão do projeto de pesquisa.

PROJETO MODERNO/PROJETO CONTEMPORÂNEO 

Obrigatória 
Carga horária: 60 hs 
Créditos: 04 
Ementa: 
Estudo da arquitetura e do urbanismo como interpretação do objeto criativo em relação a diversas concepções do sujeito e do tempo. Os métodos de interpretação, procedimentos criativos e estruturas internas resultantes, diante das lógicas, posturas e sistemas de pensamento nos séculos XX e XXI.

A CIDADE COMO QUESTÃO 
Obrigatória 
Carga horária: 60 hs 
Créditos: 04 
Ementa: 
Estudo da cidade a partir de sua relação com a cultura, entendendo-a como campo de observação e investigação, numa aproximação entre o urbanismo, a arquitetura, a história e a antropologia, considerando as práticas espaciais, a formação da paisagem, a identidade, o imaginário, a memória e as imagens construídas.

CIDADE: PLANEJAMENTO, PROJETO E IMPACTOS 

Eletiva 
Carga horária: 60 hs 
Créditos: 04 
Ementa: 
Estudo da cidade a partir de sua relação com os sistemas e variáveis que a compõe, numa abordagem que possibilite investigar os elementos presentes, refletir e planejar suas relações futuras, num enfoque que engloba o uso e ocupação do solo, os sistemas de transporte – coletivo, individual e não motorizado, a mobilidade urbana, as infraestrutura, as centralidades, a estrutura espacial, as redes urbanas e os instrumentos de gestão.

ESTRUTURA REGIONAL: ESPAÇO, REDES E SISTEMAS 

Eletiva 
Carga horária: 60 hs 
Créditos: 04
Ementa: 
Estudo da estrutura metropolitana e regional, a partir de suas relações com os sistemas e variáveis que as compõem, num enfoque que engloba teorias, modelos, métodos e técnicas de planejamento urbano e regional, incluindo Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com destaque para as infraestruturas, polos regionais, aspectos econômicos e redes de transportes.

CULTURA DO HABITAR: DESIGN E SENSORIALIDADE 

Eletiva 
Carga horária: 60 hs 
Créditos: 04 
Ementa: 
A autonomia do design de interiores como metáfora de uma nova modernidade. Os novos ambientes como lugar de hibridação entre espaço e objeto. O design da flexibilidade no projeto do habitar: objetos inteligentes e ambientes inteligentes. A revolução sensorial no design e na arquitetura: novos lugares de produção e consumo da cultura contemporânea. Projetar a sensorialidade: a dimensão expressiva dos novos ambientes sensoriais. Objetos inteligentes e ambientes inteligentes. Estética da personalização e da recontextualização: o design como motor de inovação de sistema. Análise das microtendências contemporâneas.

REARQUITETURAS 

Eletiva 
Carga horária: 30 hs 
Créditos: 02 
Ementa: 
A construção da cidade moderna enquanto um enfrentamento contemporâneo consciente das suas préexistencias históricas. Reflexão crítica e projetual sobre a construção da cidade ante os espaços da memória.

CASA: ABORDAGENS MÚLTIPLAS 

Eletiva 
Carga horária: 60 hs créditos
04 Ementa: 
Estudo da casa compreendendo-a histórica e teoricamente como manifestação cultural. Reflexões sobre a cultura de morar e o projeto da casa moderna e contemporânea.

ARQUITETURA DA PAISAGEM: REPENSANDO A CIDADE 

Eletiva 
Carga horária: 60 hs 
Créditos: 04 
Ementa: 
Estudo do projeto da paisagem urbana como interação entre o lugar e seu tempo. Projetos de novas paisagens em diferentes escalas, relacionando objetos, lugares e contingências sociais, conectando territórios, sem distinção entre centro e periferia, investigando os espaços abertos, os fragmentos de lugares e os interstícios urbanos. A cidade compreendida como uma rede interativa ou sistema de comunicação.

PERCEPÇÃO VISUAL E ILUMINAÇÃO 

Eletiva 
Carga horária: 60 hs 
Créditos: 04 
Ementa: 
Análise da iluminação natural e artificial em edificações e no meio urbano. Interpretação dos efeitos lumínicos, plásticos e psicológicos que afetam o ambiente construído. Análise da interação entre fontes de iluminação e materiais e elementos construtivos no resultado final do ambiente iluminado. A relação entre e a luz e a matéria.

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA NA AMÉRICA LATINA 

Eletiva 
Carga horária: 30 hs 
Créditos: 02 
Ementa: 
A produção arquitetonica latinoamericana a partir da década de 1980: percursos, condições de produção, tecnologias alternativas que contrastam sua historicidade, possibilidades, alcances e límites “impostos” a essas “regionalidades”.