C O N V I T E




O Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade convida a todos para a Aula Inaugural 2014/1 no dia 11 de Abril às 14h30h no auditório da Faculdade de Artes Visuais - UFG. O evento contará com a presença do Prof. Dr. Valério Medeiros da UNB.


"Sintaxe, redes e relações: projetar e entender o espaço construído a partir da configuração".

A aula tem por objetivo discutir o quanto a forma das cidades afeta a dinâmica urbana, considerando aspectos de usos do solo e mobilidade urbana. A exposição baseia-se em estratégias de leitura e representação do espaço construído vinculadas à Teoria da Lógica Social do Espaço ou Sintaxe do Espaço, a partir da análise de feições morfológicas e configuracionais. São apresentados os pressupostos conceituais da abordagem, bem como os recursos metodológicos e as ferramentas: mapas axiais, de segmentos e de visibilidade. Para a consolidação do debate, são trazidos estudos de caso em cidades brasileiras e internacionais que servem de lastro para o entendimento da dinâmica urbana a partir dos modelos de urbanização, formas/arranjos das malhas viárias, simulação de cenários futuros e o papel da configuração.

Valério Augusto Soares de Medeiros
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é Pesquisador Colaborador Pleno do PPG/FAU/UnB, Professor do Centro Universitário Unieuro e Analista Legislativo (Atribuição Arquiteto) da Câmara dos Deputados. Artigos derivados do seu trabalho final de graduação foram premiados no Space Syntax Summer Exhibition (University College London, Londres - Inglaterra) e no Prêmio GISBRASIL de Incentivo: da Pesquisa para a Prática (2ª Mostra do Talento Científico, Curitiba - PR). Sua tese de doutorado (Urbis Brasiliae, 1997) recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses (2007). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desenho e Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: configuração e morfologia urbana, sintaxe espacial, sistemas de informação geográfica, mobilidade, historiografia urbana e patrimônio arquitetural remanescente.